-
Julho 2024
-
Junho 2024
-
Maio 2024
-
Abril 2024
-
Março 2024
-
Fevereiro 2024
-
Janeiro 2024
-
Dezembro 2023
-
Novembro 2023
-
Outubro 2023
-
Setembro 2023
-
Agosto 2023
-
Julho 2023
-
Junho 2023
-
Maio 2023
-
Abril 2023
-
Março 2023
-
Fevereiro 2023
-
Janeiro 2023
-
Dezembro 2022
-
Novembro 2022
-
Outubro 2022
-
Setembro 2022
-
Agosto 2022
-
Julho 2022
-
Junho 2022
-
Maio 2022
-
Abril 2022
-
Março 2022
-
Fevereiro 2022
-
Janeiro 2022
-
Dezembro 2021
-
Novembro 2021
-
Outubro 2021
-
Setembro 2021
-
Agosto 2021
-
Julho 2021
-
Junho 2021
-
Maio 2021
-
Abril 2021
-
Março 2021
-
Fevereiro 2021
-
Janeiro 2021
-
Dezembro 2020
-
Novembro 2020
-
Outubro 2020
-
Setembro 2020
-
Agosto 2020
-
Julho 2020
-
Junho 2020
-
Maio 2020
-
Abril 2020
-
Março 2020
-
Fevereiro 2020
-
Janeiro 2020
-
Dezembro 2019
-
Novembro 2019
-
Outubro 2019
-
Setembro 2019
-
Agosto 2019
-
Julho 2019
-
Junho 2019
-
Maio 2019
-
Abril 2019
-
Março 2019
-
Fevereiro 2019
-
Janeiro 2019
-
Dezembro 2018
-
Novembro 2018
-
Outubro 2018
-
Setembro 2018
-
Agosto 2018
-
Julho 2018
-
Junho 2018
-
Maio 2018
-
Abril 2018
-
Março 2018
-
Fevereiro 2018
-
Janeiro 2018
-
Dezembro 2017
-
Novembro 2017
-
Outubro 2017
-
Setembro 2017
-
Agosto 2017
-
Julho 2017
-
Junho 2017
-
Maio 2017
-
Abril 2017
-
Março 2017
-
Fevereiro 2017
-
Janeiro 2017
-
Dezembro 2016
-
Novembro 2016
-
Outubro 2016
-
Setembro 2016
-
Agosto 2016
-
Julho 2016
-
Junho 2016
-
Maio 2016
-
Abril 2016
-
Março 2016
-
Fevereiro 2016
-
Janeiro 2016
-
Dezembro 2015
-
Novembro 2015
-
Outubro 2015
-
Setembro 2015
-
Agosto 2015
-
Julho 2015
-
Junho 2015
-
Maio 2015
-
Abril 2015
-
Março 2015
-
Fevereiro 2015
-
Janeiro 2015
-
Dezembro 2014
-
Novembro 2014
-
Outubro 2014
-
Setembro 2014
-
Agosto 2014
-
Julho 2014
-
Junho 2014
-
Maio 2014
-
Abril 2014
-
Março 2014
-
Fevereiro 2014
-
Janeiro 2014
-
Dezembro 2013
-
Novembro 2013
-
Outubro 2013
-
Setembro 2013
-
Agosto 2013
-
Julho 2013
-
Junho 2013
-
Maio 2013
-
Abril 2013
-
Março 2013
-
Fevereiro 2013
-
Janeiro 2013
-
Dezembro 2012
-
Novembro 2012
-
Outubro 2012
-
Agosto 2012
-
A certeza da felicidade dos justos
-
Ser Santo
-
Êxodo – Nascimento de Moisés / Projeto da Libertação do Povo
-
Palavras sábias, benditas, da luz, imutáveis de gerações em gerações, forma os amigos de Deus 05
-
Palavras opressoras do mal e perdição 05
-
Vocabulário – Palavras sábias, benditas da luz Extraídas do livro de Êxodo (Cap. 1 a 3)
-
Acima de Tudo o Amor
-
A Conversão de São Paulo – Um dos Maiores Milagres da Lei da Graça
-
Sede santos, as pérolas do Senhor São Francisco de Assis – 3º favo de mel
-
Êxodo – Missão de Moisés – Ideologia do Opressor
-
Vocabulário - Palavras extraídas do livro do Êxodo Cap. 4-7
-
Palavras sábias, benditas, da luz, imutáveis de gerações em gerações, forma os amigos de Deus 06
-
Palavras opressoras do mal e perdição 06
-
-
Julho 2012
-
Fortes na fé
-
Busca da integridade e da santidade, o caminho do homem, tudo será melhor
-
Palavras sábias, benditas, da luz, imutáveis de gerações em gerações, forma os amigos de Deus 04
-
Gênesis – História de José e seus Irmãos
-
Palavras opressoras do mal e perdição 04
-
Vocabulário – Palavras sábias, benditas da luz Extraídas do livro de Gênesis (Cap. 37-50)
-
Sede santos, as pérolas do Senhor
-
-
Maio 2012
-
Março 2012
-
Mensagem
-
Palavras opressoras do mal e perdição
-
Palavras sábias, benditas, da luz, imutáveis de gerações em gerações forma os amigos de Deus
-
Livro de Gênesis - 1ª Parte
-
Vocabulário
-
Eis o Homem de todos os tempos
-
Livro de Gênesis - Origem do Povo de Deus
-
Palavras sábias, benditas, da luz, imutáveis de gerações em gerações, forma os amigos de Deus - 02
-
Palavras opressoras do mal e perdição - 02
-
Vocabulário – Palavras sábias, benditas da luz Extraídas do livro de Gênesis - 2ª parte (Cap. 12-25)
-
Segunda Parte Situação da Jerarquia Eclesiástica e Perseguições Políticas
Visão sobre a eucaristia
Se ainda te lembras, tudo isso eu te mostrei no começo da tua vida. Foi numa visão intelectual e sensível, embora logo o teu olho físico tenha deixado de ver por causa da intensidade da luz e ficasse apenas a visão intelectual. A finalidade daquela visão era instruir-te durante a batalha que o demônio movia contra ti, e ajudar-te no crescimento da caridade e da fé.
Certo dia, ao romper da aurora, foste à igreja para ouvir a missa. Como o demônio te havia atormentado, tu te colocaste diante do altar do crucifixo. O celebrante dirigiu-se ao altar de Nossa Senhora. Refletias sobre teus problemas, com medo de ter-me ofendido durante a tentação diabólica. Meditavas sobre o meu amor, que te permitia ouvir a missa, embora te julgasses indigna até de entrar no templo sagrado. Quando o celebrante chegou ao cânon, elevaste para ele os olhos, e, às palavras da consagração, eu me manifestei a ti. Viste sair de mim uma luz, cujos raios se assemelhavam aos que saem da esfera solar. Com a luz e da luz surgiu uma pombinha que bicava a hóstia, acompanhando as palavras da consagração pronunciadas pelo sacerdote. Teu olhar físico não resistiu à luz; ficou somente a visão intelectual. Então viste e experimentaste o abismo da Trindade, o todo-Deus e todo-Homem escondido sob as espécies do pão. O Verbo encarnado, que vias presente na hóstia, não destruía a espécie do pão. Um não excluía o outro: no pão tu vias o Homem-Deus, embora conservando ele sua cor, resistência e sabor.
Como disse, fui eu que te dei aquela visão, mas continuavas a ver pela fé. Esta deve constituir o principal modo de conhecer a eucaristia, pois não se engana. É na fé que haveis de contemplar este sacramento. E como tocá-lo? Pelo amor! É a caridade que alcança a realidade que a fé percebe. Ela é a ‘‘mão’’ com que se toca esse mistério, como que para se ter a certeza da verdade conhecida intelectualmente. Por fim, quem o saboreia? O ‘‘paladar’’ do desejo santo! Sensivelmente, a língua sente o gosto de pão, mas o paladar da alma percebe o Homem-Deus. Enganam-se os sentido corporais, não os sentimentos da alma. Estes até confirmam e esclarecem o que a inteligência aceita pela virtude da fé.
Pela fé o homem vê e conhece; o amor toca experimentalmente; o desejo santo saboreia no paladar da alma. Esse desejo nada mais é que o meu amor, aquele amor que tornou o homem digno de receber o grande mistério deste sacramento e sua graça. Como vês, não haveis de olhar para a eucaristia só com os sentidos corporais, mas com os sentidos do coração. É pelo amor que o homem há de pensar, acolher e saborear a eucaristia.
Filha querida, considera como é grande a pessoa que recebeu o pão da visa, o alimento dos anjos, com as devidas disposições. Ela permanece em mim e eu nela, como o peixe está no mar e o mar no peixe. Ao desaparecerem os acidentes do pão, deixo na alma a marca da minha graça, como acontece com o sinal do sinete na cera quente. Permanece no homem a virtude deste sacramento, ou seja, o poder da minha caridade, a clemência do Espírito Santo e a sabedoria do meu Filho. Ao participar do meu poder, a alma se fortalece contra as tendências da sensibilidade, contra os demônios e contra o mundo. Sim, retirado o sinete, fica gravado o sinal. Por outras palavras: uma vez consumidos os acidentes do pão, aquele verdadeiro sol retorna à sua esfera - da qual, aliás, nem se tinha separado porque constitui uma só coisa comigo. Foi com amor abissal que minha providência vos deu meu Filho como alimento, no intuito de vos salvar e alimentar durante esta vida de peregrinos e viandantes, de saciar a vossa sede e recordar-vos sempre o benefício da paixão.
Considera, pois, quão grande é a vossa obrigação de me amar. Sou a verdade eterna, imensamente digna de ser amada e vos amo tanto! (continua)
O Diálogo - Editora Paulus